Femad
Advocacia: Curiosidades que você talvez não saiba

Advocacia: Curiosidades que você talvez não saiba

A advocacia é um dos grandes alicerces da justiça, com a principal função de fazer cumprir ordens jurídicas: ela garante que direitos e deveres sejam respeitados e também intermedia conflitos, sejam eles de esfera particular ou pública. 

Além de ser a profissão dos advogados, a advocacia é um amplo conceito.

Trata-se da defesa cotidiana da justiça através de exercícios diários em prol do direito de todos, desde o direito de vítimas de crimes até o direito imobiliário.  

A fonte maior da advocacia é a constituição, na qual se encontra todas as regulamentações e leis que regem a sociedade.

Seja em qualquer especialização: advogado trabalhista, advogado criminalista ou advogado previdenciário, todas são regidas pelo mesmo ideal. 

O intuito é garantir ética e imparcialidade diante de todos os direitos e deveres estabelecidos pelo social. Dessa forma, consequentemente, a advocacia assume o papel de incentivar valores da democracia. 

Gestão de escritório de advocacia 

O escritório de advocacia, assim como de toda profissão, precisa de uma boa gestão para que haja progresso e os advogados possam ter sucesso, de forma ética.

A advocacia demanda inúmeros compromissos diários, como visitas a clientes e fóruns, além de organização para arquivar documentos importantes, preenchimento correto de formulários e etc,. 

Não é só advogar e pronto, é necessário ter organização, compromisso e responsabilidade. O sistema jurídico conta, inclusive, com softwares administrativos que auxiliam a gestão de advocacia

O SAJ ADV, é um desses softwares, que tem como objetivo automatizar e simplificar tarefas executadas na rotina do advogado.

Esse software ajuda na gestão de processos, controle de prazos, integração de equipes e outras coisas. 

A advocacia não tem mais aquela imagem de livros enormes, com cheiro de velhos e guardados (apesar de que, esses recursos ainda contam muito).

Ela conta com também com grande arsenal de recursos tecnológicos que inovam a profissão a cada dia. 

Advocacia Geral da União

Poucas pessoas conhecem a advocacia geral da união, mais conhecida como AGU. Ela é uma instituição pública que visa assessorar e representar juridicamente o poder executivo.

É a advocacia geral da União que representa, além de ações do poder executivo, o Brasil como um todo, perante tribunais e jurisdições internacionais.

Ou seja, no caso de interferência internacional em assuntos do Brasil, a AGU é quem fica responsável por representar e tomar decisões. 

Algumas pautas recorrentes de intervenção da AGU, tem sido com relação ao meio ambiente, já que é um tema de constante interesse no Brasil com relação ao resto do mundo. 

Ela é composta pela Procuradoria-Geral da União (PGU), pela Consultoria-Geral da União (CGU), pela Procuradoria-Geral do Banco Central (PGBC), pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e pela Procuradoria-Geral Federal (PGF).

Estatuto da advocacia 

O estatuto de advocacia é regulamentado pela Lei 8.906/1994, sancionada pelo presidente Itamar Franco. O estatuto da advocacia é uma lei que determina os direitos e deveres do advogado e também os fins e a forma de organização da OAB.

Dessa forma tudo é fiscalizado. O advogado tem que agir diante os principais e regulamentações de advocacia, assim como também é protegido em casos de ausência de justiça para com o profissional.

Bom, essas foram algumas curiosidades, de muitas, que competem o amplo conceito de advocacia. Se tiver qualquer dúvida, ou precisa esclarecer mais conceitos ligados ao jurídico, entre em contato conosco!

Conheça todas as áreas em que o nosso escritório de advocacia atua:

2019 © Todos os direitos reservados.
Agência de Marketing Digital - Criação de Sites - Otimização de Sites